sexta-feira, 25 de maio de 2012

Previsão do BC para o crescimento é de 3,5% para 2012

Diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse que o nível de atividade está em expansão e continuará sua trajetória de aceleração ao longo de 2012


CURITIBA - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, reiterou nesta quarta-feira, 23, que a previsão do BC para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano é de alta de 3,5%. "Quando anunciarmos o relatório trimestral de junho teremos refeito nossas estimativas sobre o nível de atividade. Qualquer mudança na projeção do PIB será comunicada. O nosso número de alta de 3,5% não foi alterado", disse.

Hamilton destacou que o BC está certo de que o nível de atividade está em expansão e continuará sua trajetória de aceleração ao longo de 2012. Ele não fez nenhum comentário qualitativo sobre o desempenho da economia no primeiro trimestre. Alguns especialistas, como o professor da PUC-RJ e economista da Opus Gestão de Recursos, José Márcio Camargo, acreditam que o PIB tenha avançado apenas 0,5% entre janeiro e março, na margem.

Já o Ministério da Fazenda projeta crescimento de 4% para 2012, abaixo dos 4,5% apresentados oficialmente nos últimos documentos oficiais do governo. A nova projeção consta da apresentação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, feita ontem no Senado.

Segundo Mantega, a economia brasileira começa a registrar crescimento mais acelerado a partir de maio, o que deve garantir uma expansão maior que a de 2011, embora abaixo dos 4,5% que o governo esperava até recentemente.

"Continuamos trabalhando com a certeza de que a economia vai continuar crescendo. Pode não ser os 4,5% que esperávamos. Esse crescimento começa em maio. Já temos uma resposta mais positiva. As medidas já vão surtindo efeito", disse.

Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário