quarta-feira, 16 de maio de 2012

Maioria dos setores da indústria aumentou importação no 1º trimestre

Dos 33 setores industriais analisados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para coletar o nível de penetração dos produtos importados no consumo aparente doméstico, 22 registraram alta no índice no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2011.

Com isso, as importações representaram 22,6% do consumo industrial total, participação um ponto percentual maior do que nos três primeiros meses do ano passado.

As maiores altas no coeficiente de importação foram registradas nos setores de tratores, máquinas e equipamentos para a agricultura (8,4 p.p); máquinas e equipamentos para a extração mineral e construção (6,7 p.p.); e artigos do vestuário e acessórios (6 p.p.). Com isso, a participação das compras no exterior desses três setores ficou em 45,7%, 46,2% e 18%, respectivamente.

As quedas mais expressivas no primeiro trimestre do ano aconteceram nos setores de preparação de couro e artefatos de couro (9,6 p.p.); equipamentos de instrumentação médico-hospitalares (6,9 p.p.); e material eletrônico e aparelhos de comunicação (3,6 p.p.). Nessas áreas, o coeficiente de importação ficou, respectivamente, em 21,1%, 53,8% e 48,5%.

Cai diferença em calçados

Enquanto as exportações representaram 16,8% do total produzido pela indústria calçadista no ano passado, a participação das importações no consumo aparente do setor, no mesmo período, chegou a 6,7%, segundo a pesquisa da Fiesp. A distância entre as duas variáveis é a menor desde 2003, quando a federação começou a realizar a medição.

Naquele ano, o coeficiente de exportação da indústria calçadista era de 34% da produção total da indústria. As importações, por sua vez, ficaram em 1,4% do consumo do mercado doméstico. A penetração dos produtos estrangeiros somente foi maior do que o registrado no ano passado em 2008, quando representaram 6,9% do total. As exportações, no período, ficaram em 23,7%.


Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário