terça-feira, 2 de outubro de 2012

PREVIDÊNCIA APONTA MAIS DE UMA MORTE POR DIA NA CONSTRUÇÃO

Falta de mão de obra qualificada e boom do setor são as principais causas de acidentes nos canteiros brasileiros

Dados do Ministério da Previdência apontam ocorrência de mais de uma morte acidental, por dia, entre os trabalhadores da construção civil nos canteiros de obras brasileiros.
A situação alarmante ganhou mais destaque nos últimos meses após dois operários serem atingidos por vergalhões enquanto trabalhavam: Eduardo Leite teve o crânio perfurado e Francisco Barroso, o pescoço atravessado pelo pedaço de metal, ambos sobreviveram. Em Brasília, porém, um homem morreu na construção do Estádio Nacional, após cair de uma altura de 30 metros.

Em 2010, dado mais recente do governo, o segmento da construção civil foi responsável por 56.433 acidentes, número considerado “irracional”, pois equivale somente a 8% do total apurado no país e, contabiliza somente os profissionais de carteira assinada, sendo que 40% da mão de obra do setor são informais. “O país não estava preparado com profissionais qualificados para o boom de obras que vimos nos últimos anos”, conta o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa. Ele explica que o alto investimento na construção civil, no setor imobiliário e infraestrutura, impactaram diretamente na elevação do número de acidentes no setor.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário