quarta-feira, 10 de outubro de 2012

INDÚSTRIA BRASILEIRA TEM NOVA CONTRATAÇÃO EM SETEMBRO

A produção do setor industrial voltou a se expandir em setembro, conforme se aproximam as festas de final de ano.

A produção do setor industrial do país registrou uma leve melhora em setembro, de acordo com o Índice Gerente de Compras (PMI) do HSBC Brasil, que passou de 49,3 pontos em agosto para 49,8 no mês passado.

Apesar do desempenho observado, o índice segue abaixo da linha dos 50 pontos, o que indica contração no nível da atividade.

"Os resultados do PMI Industrial são consistentes com a percepção de que o setor industiral apresentou recuperação no final do terceiro trimestre e reforça a melhora do sentimento do mercado com relação às perspectivas para a atividade econômica no quarto trimestre do ano", afirma Andre Loes, economista-chefe do HSBC para América Latina, em nota.

De acordo com o levantamento da instituição financeira, a produção teve um ligeiro aumento em setembro, o que representa a primeira expansão desde março.

 O movimento reflete o preparo das companhias para o lançamento de novos produtos, conforme se aproximam as festas de final de ano.

Já o volume de novos pedidos voltou a cair, pelo sexto mês seguido.

Os preços dos insumos do setor industrial, por sua vez, aumentaram pela 37ª vez seguida, e no patamar mais intenso desde junho de 2011.

O aumento no preço dos insumos está atrelado aos preços também mais elevados de aço e matérias-primas, explica o HSBC.

"Além disso, as empresas declararam que os preços foram ajustados para refletir a inflação de um modo geral", diz o banco.


Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário