quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SETOR PREVÊ ALTA DE 5% DOS INVESTIMENTOS NESTE ANO

De acordo com a Abimaq o pacote de benefícios lançado pelo governo no fim de 2012 deve elevar os investimentos.



Apesar de a indústria de bens de capital mecânicos ter registrado, no ano passado, um dos seus piores desempenhos desde 2004, com déficit da balança comercial em torno de US$ 16,8 bilhões, a expectativa do setor é de recuperação em 2013. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o pacote de benefícios lançado pelo governo no fim de 2012 deve contribuir para elevar os investimentos do setor em até 5%, contra uma queda de 4% em 2012 na comparação anual.

'As medidas tomadas pelo governo no ano passado devem começar a surtir efeito a partir do segundo trimestre. A nossa expectativa é de que, em 2013, o cenário melhore, até porque 2012 foi muito ruim', afirmou ontem, em coletiva de imprensa, o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto.

O faturamento bruto da indústria de máquinas fechou o ano passado em R$ 79,9 bilhões, queda de 3% em relação a 2011. Já a balança comercial, que registrou o segundo maior déficit em nove anos, foi resultado de um aumento de 11,2% das exportações e de apenas 0,9% das importações. 'O balanço de 2012 só não foi pior porque as exportações seguraram os números', diz Neto. Atualmente, o setor exporta praticamente um terço da sua produção.

Para o economista e diretor da Abimaq, Mário Bernardini, as importações só diminuíram em 2012 porque os investimentos da indústria como um todo também caíram. 'O sinal que temos de que o cenário deve melhorar em 2013 é o ligeiro aumento da formação de capital bruto registrado no 4º trimestre em relação aos três meses anteriores', diz. (IABr)


Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário