Mais de 57% das micro e pequenas empresas ainda não aceitam esse tipo de pagamento
Mais
da metade dos pequenos negócios brasileiros não aceitam cartões de
crédito. Diante da estimativa, com base em relatório do Banco Central,
o Sebrae iniciou projeto para incentivar a adoção dessa forma de
pagamento.
Colaboradores da instiuição já foram capacitados para prestar
informações aos empreendedores. Os pontos de atendimento do Sebrae em
todo o país receberam três mil kits informativos para orientar
empreendedores de todos os portes.
“Estamos
prestes a receber grandes eventos internacionais e as micro e pequenas
empresas precisam estar preparadas para facilitar as vendas aos turistas
estrangeiros”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Estudo
de uma grande bandeira internacional mostra que os gastos dos
visitantes estrangeiros com cartões de crédito durante a Copa da África
Sul em 2010, por exemplo, cresceram 82% durante o período do torneio. De
acordo com pesquisa da Confederação dos Dirigentes Lojistas de Belo
Horizonte, as vendas com cartão representam 61% do faturamento das
empresas brasileiras.
Para
disseminar a prática dos cartões entre os pequenos negócios, o Sebrae
também capacitou Agentes Locais de Inovação, que visitam empresários em
todo o país. O objetivo é orientar os colaborares a oferecer dicas
personalizadas para cada setor e região do país. “Muitas vezes, o
empresário não sabe diferenciar a bandeira da operadora de cartão, nem
conhece os cartões que são mais fortes e acessíveis em determinados
estados”, acrescenta Barretto.
Para alguns segmentos, segundo estudos do
Sebrae, a utilização das máquinas de cartões incrementa em até 70% as
vendas.
No
início de 2013, um simulador virtual estará disponível no site de
Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae para mostrar o
impacto desse meio eletrônico de pagamento na lucratividade das
empresas.
Trata-se de uma planilha que pode ser baixada no próprio
computador do empresário, para que ele preencha com as informações
referentes ao seu negócio.
O
simulador permitirá, tanto ao empresário que ainda não aceita cartões,
como àquele que já adota esse meio eletrônico de pagamento, a avaliação
dos custos e comparação com o lucro da empresa. “Queremos mostrar que
empresários de qualquer porte, até mesmo os Microempreendedores
Individuais, podem incrementar a receita ao aceitar os cartões de débito
e crédito”, conclui o presidente do Sebrae.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
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