quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JUROS PARA AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS E CAMINHÕES SÃO REDUZIDOS

Taxas de máquinas e equipamentos caíram para 7,3%

As linhas de crédito do Finame, dentro do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), para aquisição de máquinas, equipamentos e caminhões, serão as primeiras com juros abaixo da inflação medida e da projetada para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses, fixado em 2,5%.

Os juros para aquisição de máquinas e equipamentos caíram de 8,7% para 7,3%, e para as micro, pequenas e médias empresas tiveram redução para 5,5%. Já para ônibus e caminhões, a redução foi de 10% para 7,7%, e também foi ampliado o prazo de amortização para 120 meses.

Nos caminhões, a taxa do BNDES Procaminhoneiro, que financia a compra para autônomos, permaneceu no mesmo patamar, 5,5%. Foi criada também, especificamente para projetos que visem a desenvolver capacidade tecnológica em setores da engenharia, uma taxa de 5%.

O programa, desenvolvido em 2009 com o objetivo de impedir a redução nos investimentos em função da crise econômica norte-americana de 2008, já aprovou R$ 149 bilhões em financiamentos e prevê limite de R$ 227 bilhões até dezembro de 2013. O Tesouro Nacional arca com a remuneração mínima do BNDES e também com a diferença entre os juros subsidiados e a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), além dos demais custos adicionais da operação.


Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário