sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CAMEX AUMENTA TARIFA PARA IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O aumento às tarifas de importação entra em vigor dia 25 de setembro, prazo que os sócios do Mercosul terão para vetar algum item


 

 

 

 

 

 

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) submeteu uma nova lista aos países sócios do Brasil no Mercosul, com aumento de 25% na tarifa de importação para mais cem produtos brasileiros, entre eles, máquinas para construção.


A nova lista impacta diretamente no setor de equipamentos. Entre outros produtos, pás carregadeiras, movidas a pneu, com potência superior a 59 hp, escavadeiras hidráulicas com potência entre 90 e 450 hp, compactadores, rolos e cilindros compressores, pneus de borracha, utilizados em ônibus ou caminhões, receberão esse aumento na tarifa. “Está faltando mercado no mundo e os países exportadores vêm atrás do Brasil, um dos poucos mercados que cresce, nossa indústria está sendo prejudicada por isso", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.  Esta medida deixou de fora mais de 200 pedidos de associações industriais, em outubro uma nova lista, com cem produtos, será feita pelo governo.

Os critérios utilizados para escolha dos produtos, segundo o Ministério do Desenvolvimento, foram a evolução das importações e seus efeitos sobre o mercado, a capacidade produtiva, a demanda interna e o impacto das elevações de tarifas na cadeia produtiva. Além disso, também tiveram influência na lista, os investimentos programados para o setor e as prioridades dos programas do governo.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário