segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CONFIRA O ANDAMENTO DAS OBRAS DAS 12 ARENAS DA COPA

Quatro estádios ultrapassaram os 70% de execução: Castelão, Mineirão, Mané Garrincha e Fonte Nova



Após 28 meses do início da primeira obra nos 12 estádios da Copa, a Arena Pantanal, em maio de 2010, quatro construções ultrapassaram a marca de 70% de execução: Castelão (87%), Mineirão (78%), Nacional de Brasília/Mané Garrincha (72%) e Fonte Nova (70%). As arenas apresentaram os maiores avanços no índice de execução entre julho e agosto.

O maior salto ocorreu em Belo Horizonte e Brasília, com 11% e 10%, respectivamente. A Arena Pernambuco, em contrapartida, apresentou um avanço tímido: apenas 3%. O estágio da obra, 52% concluída, índice de 31 de julho. Já o Maracanã, com 62% pronto, terá um novo índice de execução divulgado na próxima semana.

As seis arenas foram confirmadas pela Fifa na Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013. A decisão final da entidade sairá em novembro. Arena Pernambuco e Fonte Nova ainda dependem de uma análise do cronograma para fazer parte da competição.

Em relação às outras seis arenas da Copa do Mundo, o ritmo de trabalho é menos intenso. A exceção é a Arena Corinthians, local que receberá a abertura da Copa no dia 12 de junho de 2014. A média de avanço mensal no canteiro de obras é de 3,2%: em 15 meses, quase metade do estádio foi concluído.

Em Cuiabá, por exemplo, as obras da Arena Pantanal avançaram apenas 2% em quatro meses. Na Arena da Baixada, o índice de execução do último mês não mudou em relação a julho: 45%. Já as obras dos estádios de Manaus, Natal e Porto Alegre têm o mesmo ritmo nos primeiros oito meses de 2012, com 15% de avanço.

Belo Horizonte

Com 78% das obras executadas, a construção da arquibancada inferior entrou na fase final. O estádio recebe ainda as treliças metálicas da nova cobertura e do piso do estacionamento coberto. Os trabalhos também avançaram nos camarotes, banheiros, vestiários. As partes hidráulica e elétrica seguem o cronograma. Na esplanada, ocorre a montagem das peças pré-moldadas da via de integração com o Mineirinho. A obra conta com 2,9 mil operários e deverá ser concluída em 21 de dezembro.

Brasília

O consórcio responsável pela obra finalizou a instalação dos 288 pilares da estrutura externa. A implantação do anel de compressão, que sustenta o teto da arena, se encontra agora 60% finalizada. A instalação das luminárias, dos acabamentos, das tubulações de água e das partes elétricas também estão em andamento.

Cuiabá

Depois de quatro meses estacionada nos 45% de execução, a Arena Pantanal avançou 2%. O setor oeste das arquibancadas é o mais adiantado da construção. No lado oposto, o leste, uma grua vai acelerando a montagem dos degraus. A estrutura metálica que dará suporte às arquibancadas desmontáveis já havia sido instalada em julho. Os pórticos que sustentam a cobertura em forma de trave, por sua vez, continuam sendo montados.

Curitiba

Sem avanço no índice de execução, os trabalhos na Arena da Baixada, 45% prontos, seguem na fase de demolições, fundações e outras etapas da construção. Cinco estruturas do estádio são demolidas. Já a etapa de fundação ocorre em quatro setores. Há ainda quatro outras frentes de trabalho. A terraplanagem, por sua vez, é feita em dois locais: no gramado, que terá a reconstrução de elementos como drenagem, aquecimento e irrigação, e na área do futuro estacionamento. O número de operários passou de 162 para 433.

Fortaleza

O Castelão mantém a liderança entre os estádios mais avançados da Copa, com 87%. A construção do estádio tem quatro etapas e três já foram concluídas. A fase final está com 68% pronta. Ela está relacionada à cobertura, ao gramado e às arquibancadas. O início do plantio do gramado deve ser iniciado no final de setembro. A conclusão total está prevista para dezembro

Manaus

Em 30 dias, as obras da Arena da Amazônia avançaram 2%. No total, são cinco frentes de trabalho: o lançamento de degraus da arquibancada, etapa 33% concluída; a instalação das vigas inclinadas (82%) e das vigas planas (30%); o assentamento das lajes do piso oeste (98%) e a construção do muro do pódio (26%). No momento, são 1,2 mil operários trabalhando na obra, número que deverá chegar a 1,5 mil durante o pico dos trabalhos.

Natal

A Arena da Dunas ultrapassou a marca de 30% no mês de agosto, um ano após o início dos trabalhos. A construção do estádio segue na etapa de instalação das vigas para a montagem da superestrutura. Neste mês, a arena receberá as arquibancadas. Atualmente, 1,2 mil trabalhadores compõe o quadro de funcionários. Segundo a Secopa, o número chegará a 1,5 mil.

Porto Alegre

A instalação dos pré-moldados no quadrante 4 segue em andamento. Já nos quadrantes 2 e 3 ainda ocorrem os trabalhos de demolição, escavação e colocação de blocos de fundação e estacas. O 1º quadrante já está finalizado. No entorno, ocorrem os serviços de execução dos blocos de fundação, onde estarão localizadas as 16 torres de circulação. A reforma, que conta com 450 operários, atingiu 33% no final de agosto.

Recife

Na corrida contra o tempo, a Arena Pernambuco atingiu 52% de execução. A estrutura do estádio está 70% concluída. A construção das arquibancadas, por sua vez, passou de 53% para 62% de execução. Já nas áreas de sistema viário e estacionamentos, os trabalhos atingiram 84,53%. A pré-montagem da cobertura também foi iniciada. Os trabalhos são executados por quatro mil operários.

Rio de Janeiro

O Consórcio Maracanã Rio 2014 finalizou a instalação de 2.750 peças pré-fabricadas na nova arquibancada, com o auxílio de quatro gruas montadas dentro de campo. O anel de compressão foi concluído após a instalação da 60ª estrutura de 40 toneladas. Seguem em andamento o processo de retirada do aterro para a instalação do sistema de irrigação e drenagem do campo, além da colocação dos pisos e revestimentos e pisos dos banheiros. Também já foi iniciada a colocação das cerâmicas da área de circulação no primeiro pavimento. No total, são 5,5 mil trabalhadores no canteiro de obras.

Salvador

O mês de agosto marcou a conclusão da montagem da superestrutura, composta por pilares, vigas, lajes e pelas arquibancadas da Fonte Nova, 70% pronta. O edifício-garagem está com 85% das fundações finalizadas. Os pisos e revestimentos atingiram 70% e 17% de conclusão, respectivamente. As instalações elétricas, hidráulicas, TI e elevadores chegaram a 48%. Neste mês, o consórcio responsável pela obra iniciou o içamento dos cabos da cobertura. O processo deve durar até a segunda quinzena de outubro. Três mil operários trabalham no canteiro de obras.

São Paulo

O assentamento dos degraus das arquibancadas inferior e superior do setor leste foi concluído. A Arena Corinthians atingiu 49% em agosto. A etapa segue em andamento nos setores oeste, sul e norte. A instalação das estacas pré-moldadas, elemento estrutural que suporta as cargas dos pilares e da estrutura dos quatro prédios que compõem o estádio, também está finalizada. No total, quase quatro mil estacas foram cravadas. Com 2,2 mil operários no canteiro de obras, a construtora também terminou os dois túneis que servirão de de saídas de emergência nos dias de jogos.

Confira a lista com as obras mais adiantadas da Copa:

1º Castelão - Fortaleza (87%)

2º Mineirão - Belo Horizonte (78%)

3º Estádio Nacional Mané Garrincha - Brasília (72%)

4º Fonte Nova - Salvador (70%)

5º Maracanã - Rio de Janeiro (66%)

6º Arena Pernambuco - Grande Recife (52%)

7º Arena Corinthians - São Paulo (49%)

8º Arena Pantanal - Cuiabá (47%)

9º Arena da Baixada - Curitiba (45%)

9º Arena da Amazônia - Manaus (45%)

11º Beira-Rio - Porto Alegre (33%)

12º Arena das Dunas - Natal (30%)



 Fonte: Portal 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário