terça-feira, 7 de agosto de 2012

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: 70% DA INDÚSTRIA ESTÁ OTIMISTA EM JULHO

Expectativa é positiva e está 9 p.p. acima da apurada em junho, quando a pretensão dos empresários atingiu 61%

Cerca de 70% da indústria de materiais de construção pretende investir nos próximos 12 meses. O valor registrado neste mês foi 9 pontos percentuais superior ao observado em junho deste ano, mas se manteve abaixo do padrão observado no mesmo período de 2011, quando a pretensão registrada foi de 74%. A informação é da Sondagem de Expectativas e foi divulgada nesta quarta-feira (25) pela Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção).
Ações do governo

A baixa foi marcada ainda pela queda da confiança do empresário nas ações do governo para os próximos 12 meses.

De acordo com o levantamento, neste quesito, 36% das companhias consultadas afirmaram ter boas expectativas para o segmento da construção civil nos próximos 12 meses – o que representa uma baixa de 10 p.p. em relação a junho deste ano e outra de 11 p.p. na comparação com julho de 2011.

Internas e externas

Contudo, apesar do cenário, a expectativa otimista quanto ao fechamento das vendas de julho no mercado interno ainda predomina entre empresários da indústria de materiais de construção.

Na avaliação, 43% das empresas mantêm expectativas positivas quanto à venda de materiais de construção neste mês. Já 39% das organizações consultadas acreditam que os resultados obtidos serão regulares e 18% delas mantêm uma expectativa pessimista do mercado.

No que se refere às vendas ao mercado externo, entretanto, as vendas regulares somam 40% e o índice de pessimismo fica em 34%. Apenas 36% dos empresários ouvidos se mostraram otimistas com as vendas de julho.

Perspectivas para agosto

Em relação a agosto, as projeções para as vendas do mercado interno se mostram otimistas em 60% dos casos. Já as perspectivas regulares caíram para 32% e as negativas subiram para 9%.

No que se refere ao mercado externo, a expectativa de otimismo se manteve em 36% em relação ao mês de julho. Em contrapartida, a expectativa regular caiu para 40% e a pessimista subiu para 24%.



Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário