sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ACIDENTES DE TRABALHO CRESCEM 43% NA REGIÃO

As ocorrências em 2012 – 60 – já quase superam o número total de inquéritos abertos durante todo o ano passado, quando foram registrados 68 casos.

•Neste ano já foram abertos 60 inquéritos no MPT, contra 42 no mesmo período de 2011;
•Anteontem, três operários ficaram feridos em obra.

O número de acidentes de trabalho aumentou 42,8% na região de Campinas. De janeiro até agora, foram abertos 60 inquéritos no MPT (Ministério Público do Trabalho), enquanto que no mesmo período do ano passado, foram 42.

As ocorrências em 2012 – 60 – já quase superam o número total de inquéritos abertos durante todo o ano passado, quando foram registrados 68 casos.

Só neste ano, o MPT registrou 30 denúncias relacionadas a acidentes de trabalho na construção civil. No mesmo período do ano passado, foram 16. Ao todo, em 2011, foram registradas 36 denúncias envolvendo o setor. Para o diretor adjunto do SIndusCon (Sindicato da Construção Civil), Moacir Renvenutti Netto, o mercado aquecido estimula a clandestinidade de mão de obra sem preparo. “Isso facilita a ocorrência de acidentes de trabalho”. Já o secretário geral do sindicado dos trabalhadores da construção civil, Francisco Aparecido da Silva, afirma que o problema está nas condições irregulares das pequenas e médias obras. “As denúncias miram exatamente esses problemas, nem tanto os acidentes. A dificuldade está na demora do MPT para fiscalizar. Com isso, os acidentes acontecem mesmo”, relata. 

A promotoria foi procurada pela reportagem, mas ninguém foi localizado pelo órgão para comentar o assunto.


Ocorrência

Anteontem, a queda do elevador de uma obra no bairro Botafogo, em Campinas, deixou três funcionários feridos. O cabo de aço rompeu enquanto os operários faziam manutenção a 13 metros de altura. Mesmo com equipamentos de segurança, um deles teve fraturas no fêmur e precisou ser resgatado pelo Águia da Polícia Militar. Todos foram encaminhados ao hospital.

Fonte: MetroCampinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário