terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MANTEGA COMPARA CENÁRIO DE 2012 AO DE 2009 E PREVÊ RECUPERAÇÃO

Há três anos, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 0,3%. Este ano, segundo analistas, ele deve fechar com crescimento de 1%.

O ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou nesta segunda-feira (3), na cerimônia de premiação Brasileiros do Ano, da revista 'IstoÉ', que o cenário econômico do Brasil em 2012 é similar ao de 2009, quando o país foi atingido pelos efeitos da crise global do ano anterior.

Há três anos, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 0,3%. Este ano, segundo analistas, ele deve fechar com crescimento de 1%.

De acordo com Mantega, os investimentos são os primeiros a sair e os últimos a voltar em um cenário de crise internacional, mas dados recentes já indicam uma recuperação no último trimestre do ano.

Na última na sexta-feira (30), o IBGE divulgou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre foi de 0,6% na comparação com o segundo trimestre, apesar das medidas do governo de estímulo à economia.

Para o ministro, ainda não é possível sentir os efeitos da redução dos juros, uma 'revolução por si só', porque a economia precisa se 'desintoxicar' da cultura de juro alto.

'A recaída da crise internacional prejudicou o ritmo dos investimentos, mas a retomada já começou. Qualquer economista sabe que o investimento é o primeiro a cair e o ultimo a voltar.'

Mantega afirmou também que o real mais desvalorizado reposiciona o Brasil na guerra cambial.

O ministro destacou que o Brasil promoveu a redução do desemprego e que se tornou um grande país de classe média, com redução das desigualdades.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário