terça-feira, 17 de abril de 2012

ÍNDICE DE CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO RECUA 6,6% NO TRIMESTRE

O ICST evoluiu favoravelmente em março de 2012, embora continue apresentando níveis médios inferiores na comparação com o mesmo período do ano passado

O ICST (Índice de Confiança da Construção), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (12), evoluiu favoravelmente em março de 2012, embora continue apresentando níveis médios inferiores na comparação com o mesmo período do ano passado.


Para se ter uma ideia, o indicador, que mede a confiança dos empresários, apresentou um recuo de 6,6% no trimestre findo em março, ante recuo de 8,4% em fevereiro, registrando uma pontuação de 129,9 pontos no período - fato que não só confirma a recuperação do setor, mas também se mostra como um dos melhores resultados da série iniciada em setembro de 2011, segundo a FGV.


Composição


O ICST é composto por dois subíndices: o ISA-CST (Índice da Situação Atual) e o IE-CST (Índice de Expectativa da Construção).


No primeiro item, que analisa a percepção da empresa de construção a respeito da demanda no presente momento, a variação interanual trimestral observada passou de -11,1% no trimestre findo em fevereiro de 2012, para -9,3% no período findo em março (de 118,6 pontos, para 117,6 pontos).


Além disso, a variação do Indicador Trimestral do quesito em relação ao ano anterior passou de -9,7% para -7,3% entre fevereiro e março, segundo aponta a FGV.


Já o segundo item, que avalia a expectativa dos profissionais da construção com relação ao futuro, o grau de otimismo registrou uma variação interanual trimestral de -5,9% para -4,2.



Fonte: Infomoney

Seção: Construção Civil
Publicação: 13/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário