sexta-feira, 15 de março de 2013

NR-35 receberá complementações

Novas diretrizes para a Norma que regulamenta os trabalhos em altura serão discutidas durante o Sobratema Workshop 2013

Em vigor desde o dia 27 de setembro de 2012, a Norma Regulamentadora 35 (NR-35), destinada à gestão de segurança e saúde no trabalho em altura, deve receber novas diretrizes.
O grupo de trabalho responsável pela elaboração da norma está preparando e discutindo os anexos, que visam fornecer ferramentas para orientação dos profissionais desse segmento.

nr-35
Segundo Antonio Pereira, auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo e coordenador do Programa Estadual da Construção de São Paulo, Linhas de Vida e Acesso por Corda são dois exemplos de trabalhos que estão sendo feitos por esse grupo de específico.
Segundo Pereira, essa complementação vai ao encontro do objetivo da NR-35 que é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, por meio do estabelecimento de requisitos mínimos e a adoção de medidas técnicas e de proteção para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências de quedas em trabalhos em altura.
“Havia necessidade de se ter uma NR específica, pois ela estava inserida parcialmente em outras, como a NR-18 e NR-6, por exemplo. Contudo a abrangência era limitada. O foco era mais a construção civil, porém o trabalho em altura se dá no setor de transportes, telefonia, transmissão de energia, entre outros”, diz.
Antonio Pereira estará presente durante o Sobratema Workshop que acontecerá no dia 3 de abril, cujo tema central é Movimentação Vertical e Trabalhos em Altura, palestrando sobre Legislação atual e futuras alterações, aplicáveis nas atividades em altura.

Fonte: Revista Grandes Construções

Nenhum comentário:

Postar um comentário