quarta-feira, 6 de junho de 2012

CONSTRUÇÃO PODE DESACELERAR EM 2012

A construção civil baiana pode sofrer com a tendência nacional do setor que desacelera.

A construção civil baiana pode sofrer com a tendência nacional do setor que desacelera. Mesmo assim, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção do Estado da Bahia (Sintracom-BA) afirma que há vagas. Até 2016, segundo o sindicato, a situação da Bahia não deve ser abalada. O momento atual de instabilidade se iniciou em 2011, quando o mercado de vendas e lançamentos apresentou queda. Com estoques acumulados, as construtoras e incorporadoras devem diminuir suas obras e o setor deve empregar menos em 2013.

Na contramão, para Arilson Ferreira, diretor de saúde do Sintracom-BA, essa realidade não deve causar problemas para categoria. O mesmo não acredita que possa haver diminuição na oferta de emprego no Estado. “O que estamos presenciando é um “boom” imobiliário. Em todos os cantos da cidade temos novas construções, sem contar com as obras da Fonte Nova e metrô”, disse.

Ferreira acrescenta que pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que até 2016 a Bahia terá vagas para trabalhadores da área. “Sabemos que existe desemprego, mas a construção está em alta”, concluiu.


Luiz Augusto Amoedo, sócio da imobiliária Brito & Amoedo, vai em outra linha. Para ele o mercado deve ter uma diminuição de ofertas de trabalho. “Embora a curva do emprego continue se mostrando estabilizada, até o final do ano, o setor da construção civil na Bahia deixará de apresentar uma oportunidade para quem esteja à procura de um posto de trabalho e um cenário de desemprego, por conta da falta de lançamentos e da entrega das obras que foram contratadas nos dois últimos anos”.


Amoedo ainda explica que com o desaquecimento do setor, o principal foco das empresas será a administração dos estoques acumulados.



Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário