terça-feira, 16 de julho de 2013

Condutores do transporte de PEMPs/PTAs necessitam de mais treinamento em segurança

Segundo o banco de dados de relatório de acidentes da IPAF


Tome iniciativas para a formação ou treinamento e segurança e utilização segura e efetiva de plataformas aéreas (PEMPs/PTAs) aos condutores responsáveis pelo transporte. Tenha cuidado com as escorregadelas, os tropeços e as quedas ao mesmo nível e preste atenção ao manuseamento durante o trabalho em altura. Estas foram algumas das conclusões iniciais que as empresas de locação/aluguer, associadas à IPAF, no Reino Unido, se comprometeram a relatar para o banco de dados de acidentes da IPAF, abarcando qualquer tipo de acidente que ocorra com uma PEMP/PTA, envolvendo o seu pessoal.
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Estas empresas relataram um total de 303 incidentes com PEMPs/PTAs envolvendo os seus funcionários e os funcionários dos seus clientes, desde o início voluntário do projeto, de Janeiro de 2012 até o final de Abril de 2013, onde notoficaram os incidentes.
Do total de incidentes, 46,2% (140) resultaram em ferimentos, 43,2% (131) resultaram em danos materiais, e 10,6% (32) foram quase acidentes.
A carga e descarga das PEMPs/PTAs é uma das atividades mais perigosas, área a qual a IPAF tem focado. Aproximadamente um terço dos incidentes envolveu condutores (34,3%, 104). Fontes provenientes do setor industrial estimam que são feitas aproximadamente um milhão de movimentações anuais de PEMPs/PTAs (entrega e coleta) por ano, em estradas no Reino Unido. Outros incidentes envolvendo engenheiros (25,1%, 76), clientes (22,4%, 68) e operadores (18,2%, 55).
Uma análise mais detalhada dos 140 incidentes com ferimentos revela alguns padrões. As principais causas de ferimentos são: escorregadelas, tropeços, quedas ao mesmo nível (23,6%, 33), manuseamento (16,4%, 23) e a utilização de ferramentas manuais (15%, 21). Mais abaixo da lista situam-se: aprisionamento no equipamento (10%, 14), queda de altura (7,1%, 10), choque contra o equipamento (6,4%, 9) e ferimentos causados durante a utilização dos comandos de plataformas de tesoura quando caminhando junto à máquina, conhecido como “segurar o cachorro pela coleira” (6,4%, 9).
Quase 95 de um total de 125 empresas de locação/aluguer, associadas a IPAF, no Reino Unido relataram os seus incidentes relacionados PEMPs/PTAs para o banco de dados da IPAF. Aquelas que se comprometeram a relatar e notificar os incidentes mensalmente tem acesso a um painel indicador que mostra os números comparados com a média nacional, sem dúvida um grande benefício para a saúde e segurança.
Referindo-se as conclusões, o Diretor Técnico da IPAF Chris Wraith manifestou: “É interessante constatar que os dados iniciais não geraram nenhuma surpresa. O setor industrial está consciente dos perigos e riscos expostos dos funcionários das empresas de locação/aluguer, incluindo o chamado “segurar o cachorro pela coleira”, quedas do caminhão, escorregadelas/tropeços etc. Com estes dados, a IPAF pode intensificar o trabalho de conscientização e apoio aos seus membros reduzindo assim a frequência e a gravidade dos incidentes. Através de campanhas de segurança específicas podemos contribuir para uma alteração comportamental e melhorar os níveis de segurança em todo o setor de locação/aluguer na indústria.”
“Os resultados são marcantes,” mencionou o CEO da IPAF Tim Whiteman. “O mérito vai para as empresas de locação/aluguer, afiliadas a IPAF, no Reino Unido por se comprometerem a relatar qualquer tipo de incidente com PEMP/PTA envolvendo seu pessoal, e aos esforços do Conselho Nacional do Reino Unido da IPAF na liderança deste projeto. A IPAF pretende introduzir iniciativas similares em outros países.”
Para registrar-se e relatar qualquer tipo de incidente envolvendo uma plataforma aérea (PEMP/PTA) ou MCWP (plataforma de cremalheira), visite www.ipaf.org/accident

Nota aos editores:

Imagem de uma plataforma de braço/lança a ser carregada/descarregada e um gráfico mostrando as principais causas de incidentes envolvendo condutores, anexadas a este comunicado de imprensa.
Uma análise mais detalhada (em Inglês) das três maiores causas de incidentes para cada função desempenhada, com exemplos e recomendações para prevenção de acidentes está disponível em www.ipaf.org/accident

Fonte: IPAF

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