quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PIAUÍ REGISTRA CRESCIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Só no ano passado, a Construção Civil foi responsável pela criação de 665 novos postos de emprego

Nos últimos anos, o Piauí registrou um crescimento no setor de construção civil. Em 2011, o setor registrou um crescimento de 4,8% no Brasil, em relação ao ano anterior. Acredita-se que este setor será 'o grande boom de 2012', no desenvolvimento do país, segundo a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria de Construção. Só no ano passado, a Construção Civil foi responsável pela criação de 665 novos postos de emprego no Piauí, de acordo com dados da SINDUSCON.
Para o engenheiro e empresário Marcos Luciano, da construtora Elo Engenharia, esse crescimento deve-se à facilidade no acesso ao crédito e também, à queda nas taxas de juros para a aquisição de novos imóveis. Todas essas facilidades aliadas ao sonho da casa própria faz com que as pessoas busquem cada vez mais as construtoras e os bancos financiadores para adquirir o seu imóvel.

Alguns economistas veem com cautela este crescimento vertiginoso. Eles consideram que o setor da construção tem crescido, mas que, em breve, esse crescimento vai chegar ao seu ápice e depois vai estagnar. De acordo com o empresário, esse é o processo normal, entrar em ascensão e estabilizar, mas aos olhos de Marcos Luciano, isso não é para agora. “Ainda há uma boa perspectiva de crescimento para o setor, com condições favoráveis, tanto para os empresários, quanto para os consumidores”, analisa.

A maior dificuldade que o setor de construção civil, como também outros setores, tem encontrado é a falta de mão-de-obra especializada e qualificada. “Não temos trabalhadores suficientes para a demanda de obras, atualmente, para ter gente qualificada na equipe, tenho feito reciclagem de funcionários. Na Elo, tenho por exemplo, o caso de um mestre de obras que já foi servente”, afirma Marcos Luciano.

Para que essa reciclagem seja feita com qualidade, os empresários do setor têm investido no treinamento da mão de obra, tanto no Piauí, quanto fora dele.


Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário