quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Indústria da construção começa a dar sinais de melhora, revela CNI



A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira, 24, que os indicadores da indústria da construção melhoraram em setembro. O nível de atividade no setor alcançou 49,7 pontos em setembro, muito próximo da linha divisória de 50 pontos. Isso indica que a atividade ficou estável no mês passado. Além disso, o nível de atividade efetivo em relação ao usual, embora ainda esteja abaixo da linha divisória de 50 pontos, aumentou de 43,5 pontos em agosto para 46 pontos em setembro. Os indicadores variam de zero a cem pontos. Acima de 50, indicam crescimento da atividade.
Outro ponto positivo é a utilização da capacidade de operação, que aumentou de 69% em agosto para 70% em setembro. ‘Há sinais de uma tendência de melhora, indicando que o período mais negativo do ano já passou e o fim de 2013 pode voltar a mostrar crescimento na indústria da construção’, diz a Sondagem.
Conforme a pesquisa, no terceiro trimestre do ano os empresários do setor continuaram insatisfeitos com os lucros e a situação financeira e enfrentaram dificuldades com o crédito. O indicador de satisfação com a margem de lucro operacional ficou em 46,3 pontos, o de satisfação com a situação financeira alcançou 48,5 pontos, e o de acesso ao crédito, 41,8 pontos. Os indicadores trimestrais variam de zero a cem. Valores abaixo de 50 indicam insatisfação com a situação financeira e com a margem de lucro e dificuldade de acesso ao crédito.
Os preços dos insumos e das matérias-primas aumentaram no trimestre. O indicador situou-se em 60,4 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, que revela aumento.
Os sinais positivos em setembro melhoraram o otimismo dos empresários em outubro. Todos os indicadores de expectativas para os próximos seis meses ficaram acima dos 50 pontos, o que confirma a confiança dos empresários.
O indicador de expectativas para o nível de atividade nos próximos seis meses aumentou de 54,2 pontos em setembro para 56 pontos, o de novos empreendimentos e serviços subiu para 55,9 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 54,7 pontos e o de evolução do número de empregados alcançou 54,6 pontos.

Fonte: Agência IN

Nenhum comentário:

Postar um comentário