Apesar
da desaceleração do ritmo de vendas, resultado será superior ao registrado no
exercício passado
Embora em ritmo menos acelerado do que nos últimos
anos, o setor de construção civil deve fechar 2013 com crescimento. Pelo menos
é essa a expectativa das empresas que atuam no ramo. Com número de lançamentos
inferior e mais cuidado com os projetos de cada empreendimento, elas estão
conseguindo alavancar as vendas e devem encerrar o ano com desempenho superior
ao exercício passado.
O diretor comercial e de marketing da Direcional
Engenharia, Guilherme Diamante, afirma que o cenário de economia instável não afetou
os negócios. ‘O que nós tínhamos proposto para 2013 nós estamos fazendo’,
observa. A empresa já lançou três empreendimentos residenciais na capital
mineira neste ano e prepara para o próximo mês o lançamento de mais um, dessa
vez em Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Diamante garante que todos os empreendimentos já
lançados venderam muito bem. Dois deles estão situados na região da Pampulha e
o outro em Venda Nova, na região Norte. De acordo com ele, os apartamentos
variam de um a três quartos e são voltados para o público de classe média. Ele
afirma que houve uma mudança de comportamento do consumidor do mercado
imobiliário. ‘O cliente está mais cauteloso’, ressalta.
Por isso, Diamante acredita que as construtoras precisam ter mais
cautela antes de lançar um empreendimento. ‘Os clientes analisam muito bem o
produto, a localização e a forma de pagamento, então ele tem que ser lançado
certo. O consumidor vai estudar antes de fechar a compra’, afirma. Segundo ele,
as vendas da empresa estão um pouco maiores neste ano do que no exercício
passado, mas não soube precisar o índice de crescimento.
Na Conartes Engenharia, que atua no ramo de alto
luxo, o ritmo de crescimento tem se mantido no patamar de 30% nos últimos anos
e a expectativa é que ele se repita em 2013 na comparação com o exercício
passado. O gerente de comunicação da empresa, Thiago Xavier Gonçalves, afirma
que um empreendimento acaba de ser lançado em Belo Horizonte e outros dois
serão divulgados no mercado nos próximos meses e que isso deve impulsionar os
negócios.
Dois dos empreendimentos estão situados no bairro
Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e o terceiro, em São Paulo.
Juntos, eles somam aproximadamente R$ 450 milhões em Valor Geral de Vendas
(VGV). ‘Nós estamos oferecendo produtos de extrema qualidade em localização
estratégica. Hoje, é difícil construir um empreendimento que atenda às
necessidades do mercado devido as dificuldade de se encontrar terrenos, mas nós
temos conseguido isso e estamos colhendo os frutos’, afirma Xavier Gonçalves.
Comerciais
Com foco em imóveis comerciais, a Construtora
Atrium também está tendo um ano de negócios aquecido. A diretora da empresa,
Cida Miranda, afirma que ao longo de 2013 já iniciou grandes obras industriais e
comerciais. Uma delas foi o Edifício Atlanta 2, situado em Nova Lima, na RMBH.
Com salas, espaços corporativos e andares corridos, o empreendimento foi 100%
vendido em apenas 75 dias. ‘Um marco pouco comum no mercado imobiliário atual’,
observa.
Ela acredita que o mercado mineiro tem
características próprias e que o sucesso dos empreendimentos da Construtora
Atrium se deve ao planejamento dos empreendimentos. ‘Nós estamos atentos às
demandas dos nossos clientes, o que nos ajuda na hora de comercializar nossas
unidades’, afirma. Ainda de acordo com Cida Miranda, a construtora está animada
com o mercado e já prepara lançamentos para 2014.
Fonte: Diário do Comércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário