quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Confiança cresce em setembro, diz CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mostrou recuperação em setembro e alcançou 54,2 pontos, informou, ontem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse foi o segundo mês consecutivo de crescimento do índice, o que representa um ‘sinal importante para a recuperação da indústria’, segundo análise realizada pela entidade.


imagem2 (6)

Em agosto, o Icei atingiu 52,5 pontos. Houve, portanto, um salto de 1,7 ponto de um mês para outro. Em julho, eram 49,9 pontos, ou seja, o indicador ainda estava no terreno do pessimismo.

Em setembro do ano passado, porém, o Icei era de 57,4 pontos. A pesquisa é elaborada considerando uma escala que vai de zero a cem pontos. Resultados acima de 50 pontos indicam empresários confiantes. A média histórica do Icei é de 58,6 pontos.

A CNI destacou que o aumento da confiança dos empresários foi mais intenso na indústria extrativa, segmento no qual o índice cresceu 4,2 pontos e ficou em 57,7 pontos em setembro. Na indústria de transformação, a taxa aumentou 1,7 ponto e fechou setembro com 53,6 pontos.

Na construção, o fôlego foi de 0,6 ponto, chegando a um Icei de 53,5 pontos em setembro. O Icei leva em conta a avaliação das condições atuais sobre a economia brasileira e a empresa, considerando o horizonte dos últimos seis meses; além de expectativas para os próximos seis meses.

Apesar do pessimismo em relação às condições atuais da economia e das empresas, cujo indicador ficou em 46,2 pontos, os industriais estão mais otimistas com o futuro. O índice de expectativas em relação às condições da empresa e da economia para os próximos seis meses subiu de 56,9 pontos, em agosto, para 58,2 pontos, em setembro.

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário