terça-feira, 7 de maio de 2013

O curso de formação para supervisores ou encarregados de obra de PTA/PEMP vai ser internacionalizado

Além das versões do Reino Unido e EUA, o curso vai estar disponível em alemão, francês, holandês, castelhano e português.

Este ano, o curso de formação para supervisores ou encarregados de obra de PTA/PEMP da IPAF está sendo lançado a nível mundial. Além das versões do Reino Unido e EUA, o curso vai estar disponível em alemão, francês, holandês, castelhano e português.
image-curso
O curso para supervisores e encarregados de obra de PTA/PEMP (PTA = Plataforma de Trabalho Aéreo, PEMP = Plataforma Elevatória Móvel de Pessoas) da IPAF abrange tudo o que estes profissionais de obra precisam saber sobre a utilização de PTAs/PEMPs no local de trabalho, desde o planejamento do trabalho e a avaliação de riscos até à seleção do equipamento adequado e a redução de todos os possíveis riscos. O curso de um dia inclui tópicos como legislação aplicável referente à saúde e à segurança, controle e prevenção de acidentes, equipamentos de proteção individual, inspeções de pré-utilização e manutenção. O curso enfatiza o planejamento, a supervisão e a gestão eficiente do uso de plataformas aéreas, e não a operação do equipamento. Ele termina com um teste onde o candidato deve ser aprovado para obter o certificado.
O curso destina-se a gestores de projeto, chefes de obra e supervisores que trabalhem em um amplo campo de aplicações na indústria como construção, gestão de instalações, comércio, aeroportos e arboricultura. Entre as empresas cujos empregados completaram o curso de formação de supervisor ou encarregado de obra de PTA/PEMP contam-se a Balfour Beatty no Reino Unido, a Monsanto nos EUA e a Odebrecht no Brasil e Venezuela.
“O uso seguro e eficaz do equipamento de plataformas aéreas inicia-se na gestão”, afirmou o CEO da IPAF Tim Whiteman. “Freqüentemente, é averiguado que os acidentes com PEMPs/PTAs são causados por questões de falta de planejamento e gestão, e não por erro de operação ou falha técnica. As PEMPs/PTAs permitem um modo de trabalho aéreo seguro e eficiente, mas os supervisores e encarregados de obra precisam ser formados no planejamento de trabalho e seleção de máquinas adequadas, de forma a usar o equipamento de modo seguro e produtivo.”
Para localizar um centro de formação/treinamento aprovado pela IPAF que ofereça o curso de formação para supervisores e encarregados de obra de PTA/PEMP no seu país ou região, use o localizador em www.ipaf.org ou visite www.ipaf.org/m4m

Fonte: IPAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário