Nos últimos dias, São Bernardo, Diadema e Mauá anunciaram obras de melhorias para o tráfego na região e o investimento -somados federal, estadual e municipal- fica em torno de R$ 230 milhões.
Canteiro
Em Mauá os investimentos ficarão em torno de R$ 200 milhões em obras de infraestrutura por todo o município. De acordo com o prefeito da cidade, Oswaldo Dias (PT), a cidade tem apostado nas obras para melhoria da locomoção e qualidade de vida.
"Mauá virou canteiro de obras", disse o prefeito em uma reunião do Orçamento Participativo (OP) da cidade.
Dias afirmou ainda que os investimentos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, fazem parte do pacote de obra.
Marginais
"Vamos construir as marginais das Avenidas Barão de Mauá e Castelo Branco e fazer a urbanização do Cerqueira Leite.
Também construiremos duas mil moradias, além de contratar projetos para a área do Macuco", completou.
Mesmo com pesadas dívidas, como os restos a pagar de R$ 217 milhões, Dias salientou que o governo não ficou paralisado e que se utiliza "de criatividade e parcerias" para driblar os problemas financeiros que possam a surgir no decorrer das obras.
A cidade lançará, nos próximos meses, um plano de recapeamento asfáltico das principais ruas e avenidas, que será custeado com recursos próprios e está programado para o próximo mês o início das inaugurações das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
São Bernardo
Em São Bernardo, o processo de rebaixamento da Avenida Lions continua movimentando a cidade, com aportes de R$ 25 milhões, a prefeitura recebeu financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No último sábado (dia 6), a prefeitura liberou o tráfego as duas faixas de rolamento da pista marginal da via no sentido de Diadema a Santo André, no trecho compreendido entre a Rua Brasil e o Viaduto Rotary.
Na próxima semana, a pista marginal será liberada no sentido contrário, de Santo André para Diadema, entre o Viaduto Rotary e a Rua Brasil.
Paciência
De acordo com o prefeito do município, Luiz Martinho (PT), a obra da Avenida Lions é necessária pois irá melhorar de forma significativa o trânsito na região.
"Peço para que as pessoas tenham um pouco de paciência, pois a intervenção chega agora a um momento importantíssimo, que é o início do processo de liberação das marginais. Com o rebaixamento, ganharemos mais três faixas de via expressa para cada sentido sem absolutamente nenhum farol desde a Via Anchieta até a Fundação Santo André", disse Marinho.
Quatro fases
As obras de rebaixamento e alargamento, divididas em quatro fases, fazem parte de um conjunto de intervenções do Programa de Transporte Urbano (PTU), da Secretaria de Transportes e Vias Públicas. Os serviços começaram em abril de 2010 com as desapropriações e serviços de sondagem de solo.
Na segunda fase, prevista para ter início em outubro, haverá a interdição das pistas centrais da Avenida Lions no trecho da Rua Brasil até a Avenida Senador Vergueiro e liberado o tráfego para as marginais nesse mesmo trecho.
Em seguida, será a vez dos cruzamentos da Rua Brasil com a Avenida Lions, que serão fechados em ambos os sentidos para a escavação das pistas centrais da via, com previsão para ser finalizada em dezembro.
Cruzamento
Já a quarta etapa, prevista para dezembro, contempla a liberação do cruzamento da Rua Brasil com a Avenida Lions, juntamente com o viaduto da Rua Brasil. Em janeiro de 2012, a previsão é liberar o viaduto da Avenida Senador Vergueiro além do cruzamento da via com a Avenida Lions.
As últimas fases da intervenção serão a execução das redes de drenagem nas pistas centrais da Avenida Lions, pavimentação das pistas expressas, acabamento nas paredes de contenção com verniz antipichação, sinalização e iluminação.
Término
Depois do término da obra haverá três faixas de rolamento expressas para o trecho rebaixado e duas faixas nas marginais, que permitirão acesso e cruzamento pela Avenida Senador Vergueiro, Rua Brasil e Avenida Vivaldi com a Avenida Lions.
Até o momento foram realizadas 63 das 78 desapropriações de imóveis situados nas áreas adjacentes à Avenida Lions, no trecho entre o Viaduto Rotary à Rua 25 de Março. As demais desapropriações dependem de processos judiciais já em fase final e vão seguir o desenvolvimento da intervenção. A previsão é que a obra seja finalizada em março de 2012.
Fonte: DCI
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